• Lao Tse, Líderes Espirituais

    Quem foi Lao Tse?

    Conta a lenda taoísta que o mestre nasceu na província de Na Hue, na cidade de Guo Yang, no período de 1324 a.C. Seu pai era um famoso alquimista que viveu mais de cem anos. Foi convidado pelo Rei Wen para ser responsável pela biblioteca real e assumiu o cargo de historiador e bibliotecário real até seus quarenta anos, ano em que iniciou…

  • Autores Diversos, Histórias

    Cicatrizes

    Era uma vez um garoto que tinha um temperamento muito explosivo. Um dia ele recebeu um saco cheio de pregos e uma placa de madeira. O pai disse a ele que martelasse um prego na tábua toda vez que perdesse a paciência com alguém. No primeiro dia o garoto colocou trinta e sete pregos na tábua. Já nos dias seguintes, enquanto ele ia…

  • Aos que Sofrem, Auto-negação

    A mochila imperceptível

    Aonde quer que vamos, carregamos uma “grande sacola escura”, seja nos recantos bucólicos da Natureza, seja nos campos hostis da luta humana; seja nas moradias comuns, nos lugares de mau aspecto, seja nas belas e suntuosas residências. Onde estivermos, ela estará conosco. Por analogia, a sombra é uma “mochila” que levamos nas costas e que quase nunca é vista claramente. Nela está tudo aquilo que não vemos e não admitimos em nós mesmos. Uma vez levada à luz da consciência, dela emergem as nossas facetas ocultas.

  • Indulgência, Reforma Íntima

    Sede indulgentes

    Quando criticais o vosso próximo, que dedução se deve tirar das vossas palavras? A de que vós, que censurais, não praticastes o que condenais, e valeis mais do que o culpado? Por isso, reflitais: ao ver os defeitos alheios, evita comentá-los e divulgá-los. Até porque, talvez, tenhais cometido faltas mais graves do que teus irmãos. Sede indulgentes, meus amigos, porque a indulgência acalma, corrige, enquanto o rigor desalenta, afasta e irrita. A indulgência não faz observações chocantes, nem traz censuras nos lábios, mas apenas conselhos, quase sempre velados.

  • Conselhos do Mestre, Jesus

    Perdão das ofensas

    Quantas vezes perdoarei a meu irmão? Perdoar-lhe-eis, não sete vezes, mas setenta vezes sete vezes. Aí tendes um dos ensinos de Jesus que mais vos devem percutir a inteligência e mais alto falar ao coração. Sejais brando e humilde de coração, sem medir a tua mansuetude; faças o que desejas que o Pai celestial por ti faça. Não está ele a te perdoar freqüentemente? Conta porventura as vezes que o seu perdão desce a te apagar as faltas?

Temas das Publicações

O que é o Espiritismo e a Doutrina Espírita?
Vida com Abundância