A juventude tem um sabor especial quando é vivida em sua plenitude. E ela passa rápido demais. E ela não volta. Ela é única, absolutamente única, na existência de cada encarnação do ser humano.
Nem todos nós, contudo, tivemos a chance de desfrutar de perto, nesta vida atual, dessa sensação que parece indescritível de vivenciar o idealismo e os sonhos que somente quando jovens conseguimos ter. Em plena segunda década do século XXI, todos com mais de 30 anos foram submetidos aos sistemas de ensino convencionais.
Mas o mundo moderno provoca nos jovens de hoje uma inquietação sem precedentes. Afinal, com tanta tecnologia, com tanta informação disponível, na plenitude da globalização, que proporciona tantos novos anseios na sociedade, o mundo vem se transformando rapidamente.
E isto não impacta somente os mais jovens. Vem impactando também muitos adultos que já não aguentam mais, por exemplo, o modelo tradicional de emprego. A carga de estresse e a falta de propósitos associados aos valores dos indivíduos são cada vez mais presentes.
Os métodos de aprendizado estão em franco questionamento. A escola que tradicionalmente preparava as pessoas para obedecer e formar seguidores do sistema, mantenedores do status quo, vem despertando em jovens e adolescentes informados e questionadores conceitos como hackschooling (uma educação realizada pela experimentação, que mistura a cultura hacker com aprendizagem) – ver mais a respeito em http://porvir.org/hackschooling-torna-educacao-mais-gratificante/.
Diante de tantas mudanças, é fundamental que os pais estejam cada vez mais atentos ao comportamento e mensagens, nem sempre claras, de seus filhos ainda em processo de formação.
Embora lhes falte a maturidade para compreender todas as exigências da vida, é fundamental na educação familiar contemporânea que os tutores dessas almas, muitas vezes mais velhas encarnadas em corpos ainda jovens, possam compreender e apoiar esta delicada revolução em curso que visa a formação de adultos menos frustrados, mais comprometidos com suas próprias escolhas e intuitivamente sintonizados com suas missões planejadas em consonância com a espiritualidade superior, durante os períodos que precederam o sempre dolorido processo de reencarnação.
Portanto, vale refletir com profundidade na mensagem comum nem sempre verbalizada que nossos filhos nos dão e que nesta letra o cantor Fábio Jr., à sua época, sintetizou o sentimento de um jovem em início de carreira e que cada dia será mais atual na vida das famílias.
Equipe Um Caminho
“Você já sabe
Me conhece muito bem
E eu sou capaz de ir e vou
Muito mais além
Do que você imagina
Eu não desisto assim tão fácil, meu amor
Das coisas que eu quero fazer
E ainda não fiz
Na vida tudo tem seu preço
Seu valor
E eu só quero dessa vida
É ser feliz
Eu não abro mão
(Refrão)
Nem por você
Nem por ninguém
Eu me desfaço
Dos meus planos
Quero saber bem mais
Que os meus 20 e poucos anos”
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Temas das Publicações
Palestras Espíritas
COMENTÁRIOS
- Andrea mara em A virtude é concessão de Deus, ou é aquisição da criatura?
- Nunes em A paciência é um medicamento poderoso que tem o poder de nos curar
- Neilson de Paula em Sintonia e afinidade
- Lucia Freire em O Paciente e o Passe
- Rosalie Negrini J. em Codificador do Espiritismo – Quem foi Allan Kardec?
- Luiz lima em Evidências bíblicas sobre a reencarnação
- Editor em Desdobramento, atividade do espírito durante o sono
- maria em Desdobramento, atividade do espírito durante o sono
- Otoniel Carlos de Melo em Novo livro de Divaldo Franco traz revelações sobre a pandemia
- Evangelização Florescer em Quem Somos
- Editor em O que fazer para deixar de pensar em alguém que já faleceu?
- Nilciane em O que fazer para deixar de pensar em alguém que já faleceu?
- Ryath em Até quando você quer continuar sofrendo?
- Maciel ben em Diferença entre provas e expiações
- Ryath em 25 citações de buda que vão mudar sua vida
Leave a reply