Dúvida:
Queria uma explicação simples e objetiva do que venha ser expiação e prova, pois todos os estudos me levam a ter mais dúvidas e não estão me esclarecendo.
Resposta:
Caro leitor,
A prova é uma dificuldade que no seu plano reencarnatório foi programada para que você pudesse mudar de patamar espiritual em termos de evolução moral.
Por exemplo: imagine que uma pessoa ainda traz em seu espírito um ranço muito forte de egoísmo, de não saber dividir as coisas, de só olhar para sim mesmo e suas próprias necessidades, sem se preocupar com o outro. Mesmo que o outro seja um pai, uma mãe, um irmão ou irmã. Antes de reencarnar, porém, o espírito é sensibilizado por espíritos superiores sobre esses defeitos de ordem moral que estão lhe travando a evolução. Quanto mais progressos o espírito teve de uma vida para outra ele consegue participar da escolha do tipo de provas que terá em sua próxima existência como encarnado na Terra. Aí, neste caso, ele pode pedir para viver na Terra em um ambiente onde terá que aprender a dividir e desenvolver o altruísmo que lhe falta.
Ou seja: a prova é uma dificuldade que precisamos superar para evoluir. Exige de nós muito esforço e transformação. Inicialmente, a vemos como um obstáculo e uma coisa ruim. Mas, na grande parte das vezes, as dificuldades que enfrentamos na vida são exatamente as provas que precisamos para o crescimento e amadurecimento do nosso espírito. Não nos lembramos, mas muitas delas foram escolhidas por nós. Não exatamente esta ou aquela situação que vivenciamos. Afinal, escolhemos os tipos de provas. Os tipos de situações que nos farão crescer, desenvolvendo comportamentos e atitudes que ainda não tínhamos sido capazes de desenvolver.
Já a expiação, por outro lado, é um resgate. Ela é compulsória. Não depende de nossas escolhas. Tratam-se de situações que precisamos enfrentar para compreendermos melhor, sentindo na própria pele, o mal que causamos aos outros. Trata-se de um reajuste cármico que faz parte também do processo da Justiça Divina.
Quanto mais evoluído o espírito, menos embaraços ele vai cultivando no meio do caminho e, portanto, em algum momento suas existências tornam-se livres de expiações. Pois, com a evolução contínua e a ampliação da sabedoria na conduta da vida, já não lhe restarão débitos desta natureza. Porém, mesmo que não haja expiações, sempre haverá provas. Como já dissemos, são as provas, através das dificuldades a superar, que nos farão sempre ir para o próximo nível.
Da mesma forma que quanto mais estudamos, mais as dificuldades e provas se tornam mais complexas, assim também é com a evolução do espírito. E quanto mais as enfrentamos e superamos nos tornamos melhores e mais capacitados para lidar com o mundo. E é por isso que viemos a Terra. Não estamos aqui a passeio, apenas para curtir as maravilhas da matéria. Estamos aqui, porque na Terra temos as condições apropriadas em nosso atual momento para enfrentarmos os mais diversos tipos de provas que nos farão crescer como espíritos imortais. Infelizmente, contudo, muitos não percebem a riqueza de suas provas e não aproveitam suas dificuldades para se aprimorar e perdem, portanto, a oportunidade de sua reencarnação.
Esteja atento às suas oportunidades. As dores da vida e da alma e suas dificuldades, em grande parte, são presentes de Deus, que anseia e aguarda, como um generoso Pai, pelo nosso progresso.
Esperamos ter ajudado a esclarecer a sua dúvida sobre este tema.
Fraternalmente,
Equipe Um Caminho
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Temas das Publicações
Palestras Espíritas
COMENTÁRIOS
- Andrea mara em A virtude é concessão de Deus, ou é aquisição da criatura?
- Nunes em A paciência é um medicamento poderoso que tem o poder de nos curar
- Neilson de Paula em Sintonia e afinidade
- Lucia Freire em O Paciente e o Passe
- Rosalie Negrini J. em Codificador do Espiritismo – Quem foi Allan Kardec?
- Luiz lima em Evidências bíblicas sobre a reencarnação
- Editor em Desdobramento, atividade do espírito durante o sono
- maria em Desdobramento, atividade do espírito durante o sono
- Otoniel Carlos de Melo em Novo livro de Divaldo Franco traz revelações sobre a pandemia
- Evangelização Florescer em Quem Somos
- Editor em O que fazer para deixar de pensar em alguém que já faleceu?
- Nilciane em O que fazer para deixar de pensar em alguém que já faleceu?
- Ryath em Até quando você quer continuar sofrendo?
- Maciel ben em Diferença entre provas e expiações
- Ryath em 25 citações de buda que vão mudar sua vida
Leave a reply